quarta-feira, 21 de julho de 2010

Enfim, blogando!

E aí pessoal? (Ou quem quer que veja isso aqui)
Criei este blog pra falar sobre o angustiante processo do fazer teatral.
Confesso que já deveria tê-lo criado a tempos, mas acabei procrastinando a situação.
Mas primeiro, vamos às apresentações?
Pra quem não me conhece, me chamo Will Sartori, sou ator e estudante de Psicologia, tenho 21 anos, sou capixaba, nascido e criado aqui mesmo. Ah! Será que isso realmente importa?

Este blog é pra falar do fazer teatral, certo? Então vamos aos fatos. Vou colocá-los a par da minha situação.

No dia 4 de Abril de 2010 assisti, no Rio de Janeiro, ao espetáculo "Beatles Num Céu de Diamantes". Um espetáculo fantástico que me botou pra pensar bastante. E nesse pensar, me veio uma idéia fixa na cabeça, a la Brás Cubas.
Queria escrever e dirigir meu próprio musical!

Mas como? Nunca fiz curso de roteirista, quiçá de direção. Sou apenas um ator. E nem sou dos melhores. Não fiz FAFI (Escola de Teatro e Dança de Vitória), não tenho DRT... Verdade que fiz dois cursos de interpretação para teatro, cinema e TV pela falecida Art Studio. Mas é só!

Mas talvez você ainda não saiba o quão fixa uma idéia em minha cabeça pode ser.
Enfim. Comecei pelo conceito do espetáculo.

A primeira coisa que concluí é que eu queria um musical baseado em músicas de um só artista. Me vieram alguns nomes na cabeça. O primeiro foi até bem óbvio. Cazuza. Mas já existe o espetáculo "Cazas de Cazuza" e eu não quis correr o risco de ser acusado de plágio (apesar de não ter sequer assistido ao mesmo). Também pensei em Renato Russo. Mas também já foi feito.
Droga! Não conseguia pensar em nada! Até que me veio um nome na cabeça.
Elis Regina!
Era isso! Elis Regina...
Elis Regina? Elis Regina!
Mas veio outro pequeno problema. Elis não compunha suas músicas. E agora?
Problema resolvido! Na divulgação do espetáculo, coloco que o espetáculo é baseado em músicas que fizeram sucesso na voz de Elis, não em músicas de Elis. Pronto!

Próximo passo: escolha das músicas. Assim como a idéia inicial era fixa, também era fixa a idéia de que teria que ter exatamente 12 músicas. E a primeira escolhida foi a que deu o primeiro nome ao espetáculo.
"Maria, Maria", de Milton Nascimento.

Para resumir, tempos depois descobri que já havia um espetáculo capixaba com o mesmo nome. Então eu tinha que trocar. Por conta da música, a personagem principal já tinha um nome e até uma personalidade. Não tinha como mudar no meio do caminho. Então depois de consultar vários grandes amigos, cheguei ao novo e final nome:
"Maria por Elis - O Musical".

Escolhidas as 12 músicas, comecei a escrever. Inicialmente a peça seria realizada em 2 atos. Agora já são três. Mas pára por aí! O público capixaba detesta coisas muito longas.
Escrevi o primeiro ato até bem rápido. Não demorou mais que uma semana. Estando o primeiro ato pronto, já me sentia seguro para avançar para o próximo passo. A escolha do elenco.

Abri inscrições, disponibilizei fichas de inscrição na internet e os candidatos foram me enviando. Ao todo foram cerca de 25 fichas de homens e mulheres. Só para constar, as vagas eram 7: 4 mulheres e 3 homens.

Assim que abri as incrições, percebi uma falha grave. Eu precisava de uma produção. Convidei para o cargo, duas grandes amigas minhas.
Tânia Slaib e Natália Ferrari. Apesar de nunca terem trabalhado com teatro na vida, elas me surpreenderam e mostraram mais serviço do que eu podia esperar sequer de alguém que já o tenha feito. Então marquei os testes de elenco.

Dos 25 inscritos, apenas 8 compareceram. Minha frustração começou por aí. Mas mesmo tendo aparecido pouca gente, a qualidade do trabalho das pessoas que apareceram era enorme!
Agora vem a parte crítica. Poucos ali tinham alguma experiência com teatro. Resolvi arriscar.

Algumas trocas depois, chegamos ao elenco que estamos hoje. Uma qualidade incrível e um grupo unido, cheio de vontade de aprender. Já temos cerca de dois meses de ensaios. Parece muito mais. Nos encontramos todos os domingos das 14 às 18 horas. Pouco tempo, também acho. Mas pretendemos estreiar por volta de Agosto de 2011, então estamos tranquilos.

Domingo temos mais um ensaio e eu volto aqui pra dizer como foi! Até lá!

3 comentários:

  1. Poxa Will!
    Bem legal a idéia do blog!
    Gostei bastante!
    Vou divulgar no meu tbm!
    abraçãO!

    ResponderExcluir
  2. Adorei minha parte... rsrs e o horario é às 14 e nao 14.25 viu galera....

    so p ser xata mais um poukinho

    o melhor foi uni essa galera q se dedica e gosta de aprender coisas novas...

    enfim nosso espetaculo vai c um sucessoooo!!!

    ResponderExcluir

Ajuda aí! Dê a sua sugestão!